Kamilla Medeiros


Kamilla Medeiros
CURADORA OLHAR JOVEM

É cineclubista, realizadora audiovisual e mestranda no Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com foco nos estudos sobre cinema brasileiro, em especial, sobre documentário.

A seleção da Mostra Olhar Jovem conta com 9 curtas-metragens recentes realizados por jovens de até 29 anos, num equilíbrio entre documentários e ficções, com produções da Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Alguns desses filmes contam suas histórias com pouco mais de dois minutos, outros vão um pouco além disso, mas acredito que de uma forma geral, o que está posto em tela pode ser sentido como o reflexo da formação de novos olhares atentos às mudanças do mundo, sobretudo, atentos à realidade brasileira. São filmes que conversam entre si sobre os variados espaços urbanos e os corpos que os habitam, sobre as memórias afetivas das pessoas e a observação do cotidiano muitas vezes desvalorizado. É importante destacar também a importância da formação desses novos olhares a partir dos cursos de cinema e audiovisual (livres ou universitários) que têm crescido em número e em qualidade no nosso país.

Trabalhar com curadoria - ainda mais em tempos de pandemia e isolamento social - e propor diálogos entre filmes e realidades outras é sempre uma responsabilidade tremenda. Espero que a programação aqui proposta para a primeira edição do OLHAR PERIFÉRICO seja um vislumbre do que nossa juventude tem a nos dizer sobre o Brasil de hoje. Será luminoso acompanhar o amadurecimento desse novo olhar para o mundo.